quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dinamizador com competencia....

Edição 40 - Voluntariado na Escola

Notícias

Dinamizadora escolar trabalha com alunos e professores

Hellen Castro é dinamizadora escolar em Rio Verde (GO).

Hellen Castro é dinamizadora escolar em Rio Verde (GO).

Autor: Arquivo da escola


Dinamizadora na Escola Municipal de Educação Fundamental Rosalina Borges, em Rio Verde, Goiás, a professora Hellen Ferreira dos Santos Castro atua no laboratório de informática da instituição, desde 2009. Além de atender alunos ela é responsável pela área de tecnologia da escola. “Sou uma dinamizadora que está à disposição dos alunos e professores para retirar todas as dúvidas e resolver possíveis problemas que venham a ocorrer durante a utilização dos computadores e demais recursos”, adianta.

De acordo com Hellen Castro, a utilização das tecnologias na escola e na sala de aula dá uma abertura ao mundo, permitindo articular situações global e local sem perder o universo dos conhecimentos acumulados ao longo da vida. “No laboratório da nossa escola são usados outros recursos além do computador, como televisão conectada ao computador, data show, DVD, retroprojetor e aparelho de som”, explica a professora, que fez o curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação (TIC), no Núcleo de Tecnologia Educacional de Rio Verde.

Formada em letras, antes de assumir o laboratório de informática ela atuava nos anos iniciais do ensino fundamental, dando aulas de todas as disciplinas. “Escolhi o magistério porque sempre desejei trabalhar com crianças. É onde podemos observar o crescimento diário das pessoas”, destaca.

Segundo Hellen Castro, o dinamizador é o responsável pela capacitação de outros professores no processo de integração das mídias na unidade escolar, orientando-os nas atividades contidas no plano de aula. “Procuramos trabalhar com as mídias digitais de forma contextualizada e positiva, dispondo de mais instrumentos para a formação dos alunos”, assinala.

Em sua opinião, embora as mídias estejam presentes na vida dos professores, ainda se percebem dificuldades em seu uso nos contextos educacionais. Quanto aos estudantes, diz que eles têm mais facilidade em incorporar as mídias utilizadas na escola. “Gosto do que faço. É muito bom. E sempre estou voltada aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver com os outros; aprender a ser. Assim aprendo a amar o que faço e a fazer bem feito”, ressalta.

(Fátima Schenini)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1159

Nenhum comentário:

Postar um comentário