sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Resistência

s questões propostas são:



1. Considere as afirmações:



“A gente pode empregar como sinônimos cibercultura e cultura digital, que seriam nomes para a cultura contemporânea (...)” (LEMOS, PP. 136).

“Essa separação inicial vai perdendo sentido à medida medida que o digital vai se entranhando nas coisas as tecnologias digitais vão se naturalizando na vida das pessoas.” (PALACIOS, PP. 253)

Relacione estas afirmações aos pensamentos de Lúcia Santaella e de Marcelo Tas, discutindo-os.



2. Lemos afirma que “...a cibercultura não é fruto apenas desse desenvolvimento tecnológico, mas de uma confluência entre uma socialibilidade que emergia na década de 1960 e uma posição contrária a alguns discursos hegemônicos da era moderna, a razão, a ciência e a técnica.” (PP. 137). Discuta esta afirmação tendo por base a questão de superestimação e subestimação da tecnologia, vista em Tas e o conceito de mídia de Santaella.



3. Palácios considera o filtro de informação como algo necessário e diz dos auxílio que temos, em órgãos jornalísticos – área em que ele atua. Comente este pensamento, relacionando-o a afirmação de que “a internet é uma mídia de acesso e não de difusão” (PP. 259)



4. Lemos se refere aos punks da cibernética, citando a fala: ‘olha, aproveite a tecnologia, faça da tecnologia o que você puder, faça dessa tecnologia uma obra de arte, porque só assim você vai poder dominar esse sistema, e não deixar que outros dominem o sistema e você junto’ (PP. 138). Relacione esta fala à metodologia adotada em nossa disciplina.



5. Defina os termos hipertexto, não-linear e multilinear. Após criar um verbete com estas definições, identifique o que estamos construindo com o uso de vários serviços de Internet, em nossa disciplina.


1 – À medida em que os estudos acontecem, a tecnologia vai se modificando, tornando-se cada vez mais atualizada, o que proporciona, a inserção de toda e qualquer pessoa a algum tipo de tecnologia que auxiliará no desenvolvimento de atividades, das mais simples às mais complexas, podendo cada indivíduo aprimorar ou não o desenvolvimento mencionado a seu favor. Basicamente, todas as atividades que se deva desenvolver, utilizará, em algum momento, uma determinada tecnologia. Isso fará com que mesmo quem não tenha acesso diário a estas, em algum momento, poderá e deverá fazer uso das mesmas, o que as tornarão naturais, deixando de ser apenas algo de que não se tem acesso para se tornar um facilitador da vida diária. As tecnologias digitais entram e permanecem na vida das pessoas, pois, é a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base eletrônicas, que mantém relação entre as formas sociais e as novas tecnologias, fortemente marcadas pelas tecnologias digitais.

2 – Com o surgimento de tantos dispositivos que permitem o acesso às informações e propiciam oportunidades a todos de se manterem informados e atualizados, entende-se que essa informação tão socializada hoje, ainda não tem seu devido valor, pois, há quem banalize a utilização das tecnologias e até das informações disponibilizadas. Com relação à cibercultura, de fato, é possível constatar que já há alguns anos, ela começava a se sociabilizar, e do que antes se dava menos valor, já se começa a observar mudanças, estimando e valorizando um pouco mais os mecanismos e as informações de que se dispõe, uma vez que a publicidade desse conjunto de informações está acessível em todos os tipos de mídia.

3 – A internet está aí para que se possa utilizá-la como mecanismo de auxílio em todos os campos da vida, porém, necessário se faz saber escolher/decidir aquilo que de fato é importante se ver, ler e ouvir. A difusão aqui mencionada, na verdade, se alia ao acesso de informações que auxiliam na busca conhecimentos que se fazem necessários em todos os campos da vida. Sem alguém que dissemine a informação, não se poderá ter acesso a ela. É importante ressaltar ainda,a importância da qualidade daquilo a que se tem acesso, por esse motivo, a necessidade de se filtrar as informações para que se busque sempre as melhores e mais atualizadas.

4 – Claramente observa-se quão rápido as mudanças acontecem na era digital. A evolução tecnológica vai ganhando um espaço cada vez maior e nos cobrando excelência naquilo que nos propomos a fazer. Buscar capacitação, atualização, requer estar e ser atento àquilo que proporcionará qualificação necessária para que o sujeito seja sempre o dominador, buscando se posicionar (sempre) como aquele que não se deixa dominar, utilizando a tecnologia como um movimento de construção do conhecimento.

5 – Hipertexto não-linear- submete à ideia de processo de escrita/leitura que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea. Constitui a base da internet por permitir que o leitor escolha sua sequência de leituras. Ainda: “conjunto de nós ligados por conexões” - Pierre Lévy (1993).
 Documento digital composto por diversos blocos de textos interconectados através de links.
 Texto em formato digital.

Hipertexto multilinear – múltiplas narrativas entrelaçadas.

Com relação à utilização dos serviços de internet na disciplina "Sociedade, Cultura e Tecnologia" Observa-se a construção de um conhecimento sólido, com bases seguras e eficazes, a partir da ideia de que tal conhecimento acontecerá através da busca, pelo próprio sujeito, de modificar, melhorando seu conhecimento, com base em vários leques de informações que se consegue alcançar com a utilização dos hipertextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário